ROTEIRO 1 DE ATIVIDADES 3º ANO
Esse é o roteiro de atividades da primeira quinzena de 27 de abril a 11 de maio do 3º ano:
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
DISCIPLINA
|
Filosofia
|
PROFESSOR (A)
|
Juliana J.T. Nóbrega
|
DATA
|
Primeira quinzena (27 de abril a
11 de maio)
|
SALA
|
3º ano
|
RECADO PROFESSOR
|
Olá, como está?
Espero que esteja tudo bem!
Para as semanas
de março e início de abril foram solicitadas duas atividades: o trabalho
bimestral e um questionário do livro. Caso ainda não tenham entregado, devem
encaminhar para o e-mail : julianajanaina@prof.educacao.sp.gov.br o quanto antes.
Trabalho 1º Bimestre
Leitura do livro “A metamorfose”
– Fraz Kafka
Elaborar 4 questões/respostas
sobre o livro
Apresentação painel da história
(apresentação oral no retorno) – agora: entregar imagens e resumo da história
(entrega versão textual, com produção autoral – cópia da internet = nota
zero)
Atividade avaliativa:
Linguagem e pensamento – leitura livro filosofia: capítulo 15 (p. 171-182) /
responder questões página 182)
|
Tema
|
Objetivos
|
Competências/habilidades
|
Carga horária
|
Tecnologia e
Inovação
|
Refletir sobre
questões que envolvem a temática trabalhada na webaula do CMSP, no caso,
Tecnologias e Inovação
|
Compreender
conceitos discutidos
Relacionar a
tecnologia com o desenvolvimento histórico e com a Filosofia
|
2 aulas
|
Revisão –
pesquisa
|
Retomar
conceitos e informações básicas para o estudo
|
Pesquisar e
relacionar conceitos e informações.
Compreender os
princípios e finalidades do estudo da Filosofia.
|
2 aulas
|
DESCRIÇÃO DA
ATIVIDADE
|
SUGESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
Aulas
1 e 2
Após
assistir a aula de Tecnologia e Inovação, o aluno (a) deverá elaborar um
pequeno texto que conste as seguintes reflexões:
I.
O que é tecnologia?
II.
As diferenças entre tecnologia e inovação
III.
A tecnologia na história da humanidade
IV.
Como a Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento ou utilização das
tecnologias?
|
Vídeos
complementares:
Filosofia
e Tecnologia (vídeo aula)
A
história das coisas
|
Aulas
3 e 4:
Revisão
de questões abaixo sobre a filosofia. O aluno (a) deverá pesquisar em
diferentes fontes acessíveis (internet, livros, revistas, caderno) as
questões abaixo para uma primeira revisão da disciplina e responder:
O
que significa a palavra filosofia?
O
que os primeiros filósofos (os pré-socráticos) tinham em comum?
Quais
os principais períodos da história da Filosofia?
O
que é racionalismo? Empirismo? E criticismo?
Como
Descartes chega na afirmação “penso, logo existo”?
O
que é ética?
O
que é moral?
O
que é autonomia? E heteronomia?
O
que é linguagem simbólica? Qual sua relação com a cultura?
Qual
a relação entre linguagem e pensamento?
|
Videoaula
Linguagem,
pensamento e cultura
Youtube
Alunos
criam Domingão do Platão para discutir filosofia em canal do YouTube (No
interior de Minas Gerais, TV Filosofia tornou os conteúdos da disciplina mais
próximos da realidade dos jovens)
ler
matéria completa ( https://porvir.org/alunos-criam-domingao-do-platao-para-discutir-filosofia-em-canal-do-youtube/)
Para
viajar e conhecer diferentes discussões da Filosofia:
Netflix
Série
Merlí
Merlí é uma série de
televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando alguns
métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente -
dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Wikipédia
Filmes:
A
guerra do fogo
Idiocracia
Ensaio
sobre a cegueira
|
Dicas plataformas/canais/sites de estudos de diversas áreas... com
videoaulas de diferentes as disciplinas
|
Comentários
Postar um comentário