ROTEIRO 1 DE ATIVIDADES 3º ANO

Esse é o roteiro de atividades da primeira quinzena de 27 de abril a 11 de maio do 3º ano:



ROTEIRO DE ATIVIDADES
DISCIPLINA
Filosofia
PROFESSOR (A)
Juliana J.T. Nóbrega
DATA
Primeira quinzena (27 de abril a 11 de maio)
SALA
3º ano

RECADO PROFESSOR
Olá, como está? Espero que esteja tudo bem!
Para as semanas de março e início de abril foram solicitadas duas atividades: o trabalho bimestral e um questionário do livro. Caso ainda não tenham entregado, devem encaminhar para o e-mail : julianajanaina@prof.educacao.sp.gov.br o quanto antes.

Trabalho 1º Bimestre

Leitura do livro “A metamorfose” – Fraz Kafka
Elaborar 4 questões/respostas sobre o livro
Apresentação painel da história (apresentação oral no retorno) –  agora: entregar imagens e resumo da história (entrega versão textual, com produção autoral – cópia da internet = nota zero)

Atividade avaliativa: Linguagem e pensamento – leitura livro filosofia: capítulo 15 (p. 171-182) / responder questões página 182)



Tema
Objetivos
Competências/habilidades
Carga horária
Tecnologia e Inovação
Refletir sobre questões que envolvem a temática trabalhada na webaula do CMSP, no caso, Tecnologias e Inovação
Compreender conceitos discutidos
Relacionar a tecnologia com o desenvolvimento histórico e com a Filosofia
2 aulas
Revisão – pesquisa
Retomar conceitos e informações básicas para o estudo
Pesquisar e relacionar conceitos e informações.
Compreender os princípios e finalidades do estudo da Filosofia.
2 aulas

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
SUGESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aulas 1 e 2

Após assistir a aula de Tecnologia e Inovação, o aluno (a) deverá elaborar um pequeno texto que conste as seguintes reflexões:

I. O que é tecnologia?
II. As diferenças entre tecnologia e inovação
III. A tecnologia na história da humanidade
IV. Como a Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento ou utilização das tecnologias?


Vídeos complementares:

Filosofia e Tecnologia (vídeo aula)

A história das coisas



Aulas 3 e 4:

Revisão de questões abaixo sobre a filosofia. O aluno (a) deverá pesquisar em diferentes fontes acessíveis (internet, livros, revistas, caderno) as questões abaixo para uma primeira revisão da disciplina e responder:

O que significa a palavra filosofia?
O que os primeiros filósofos (os pré-socráticos) tinham em comum?
Quais os principais períodos da história da Filosofia?
O que é racionalismo? Empirismo? E criticismo?
Como Descartes chega na afirmação “penso, logo existo”?
O que é ética?
O que é moral?
O que é autonomia? E heteronomia?
O que é linguagem simbólica? Qual sua relação com a cultura?
Qual a relação entre linguagem e pensamento?




Videoaula
Linguagem, pensamento e cultura

Youtube

Alunos criam Domingão do Platão para discutir filosofia em canal do YouTube (No interior de Minas Gerais, TV Filosofia tornou os conteúdos da disciplina mais próximos da realidade dos jovens)

Para viajar e conhecer diferentes discussões da Filosofia:



Netflix
Série Merlí
Merlí é uma série de televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente - dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Wikipédia
Primeiro episódio14 de setembro de 2015
GênerosComédia dramática, Drama teen

Filmes:
A guerra do fogo
Idiocracia
Ensaio sobre a cegueira


Dicas plataformas/canais/sites de estudos de diversas áreas... com videoaulas de diferentes as disciplinas

Dragonlearn.com.br: https://dragonlearn.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os filósofos que mais caem no enem!