ROTEIRO 1 DE ATIVIDADES DO 1º ANO
Esse é o roteiro da primeira quinzena do 1º ano
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
DISCIPLINA
|
Filosofia
|
PROFESSOR (A)
|
Juliana J.T. Nóbrega
|
DATA
|
Primeira quinzena (27 de abril a
11 de maio)
|
SALA
|
1º ano
|
RECADO PROFESSOR
|
||||
Olá, como está?
Espero que esteja tudo bem!
Para as semanas
de março e início de abril foram solicitadas duas atividades: o trabalho
bimestral e um questionário do livro. Caso ainda não tenham entregado, devem
encaminhar para o e-mail : julianajanaina@prof.educacao.sp.gov.br o quanto antes.
Trabalho
1º bimestre Áreas da
Filosofia:
Teoria
do conhecimento (Epistemologia)
Estética
Lógica
Filosofia
Política
Filosofia
da Religião
Filosofia
da Ciência
Estrutura do trabalho
Capa
(padrão, conf. passado em aula)
Introdução
Desenvolvimento
(pesquisa das 6 áreas da Filosofia)
Conclusão
Referências
Bibliográficas
Atividade
avaliativa: história da Filosofia: capítulo 5 do livro (p. 58 a 67) /
responder questões da página 67
Atividade
e trabalho: pode ser no word ou a mão (foto)
|
Tema
|
Objetivos
|
Competências/habilidades
|
Carga horária
|
Tecnologia e
Inovação
|
Refletir sobre
questões que envolvem a temática trabalhada na webaula do CMSP, no caso,
Tecnologias e Inovação
|
Compreender
conceitos discutidos
Relacionar a
tecnologia com o desenvolvimento histórico e com a Filosofia
|
2 aulas
|
Revisão – pesquisa
|
Retomar
conceitos e informações básicas para o estudo
|
Pesquisar e
relacionar conceitos e informações.
Compreender os
princípios e finalidades do estudo da Filosofia.
|
2 aulas
|
DESCRIÇÃO DA
ATIVIDADE
|
SUGESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
|
Aulas
1 e 2
Após
assistir a aula de Tecnologia e Inovação, o aluno (a) deverá elaborar um
pequeno texto que conste as seguintes reflexões:
I.
O que é tecnologia?
II.
As diferenças entre tecnologia e inovação
III.
A tecnologia na história da humanidade
IV.
Como a Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento ou utilização das
tecnologias?
|
Vídeos
complementares:
Filosofia
e Tecnologia (vídeo aula)
A
história das coisas
|
Aulas
3 e 4:
Revisão
de questões abaixo sobre a filosofia. O aluno (a) deverá pesquisar em
diferentes fontes acessíveis (internet, livros, revistas, caderno) as
questões abaixo para uma primeira revisão da disciplina e responder:
O
que significa a palavra filosofia?
O
que é mitologia (mytho)?
Quais
os principais seres da mitologia grega?
Qual
a relação da mitologia com os dias atuais?
Quem
foi o primeiro filósofo grego?
O
que os primeiros filósofos (os pré-socráticos) tinham em comum?
Qual
a diferença entre Filosofia e mitologia?
|
Telecurso
Ensino Médio – Filosofia
Youtube
Alunos
criam Domingão do Platão para discutir filosofia em canal do YouTube (No interior
de Minas Gerais, TV Filosofia tornou os conteúdos da disciplina mais próximos
da realidade dos jovens)
ler
matéria completa ( https://porvir.org/alunos-criam-domingao-do-platao-para-discutir-filosofia-em-canal-do-youtube/)
Para
viajar e conhecer diferentes discussões da Filosofia:
Netflix
Série
Merlí
Merlí é uma série de
televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando
alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente -
dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Wikipédia
Filme:
Fúria
de Titãs 1 e 2 (Mitologia)
|
Dicas plataformas/canais/sites de estudos de diversas áreas... com
videoaulas de diferentes as disciplinas
|
Comentários
Postar um comentário