ROTEIRO 1 DE ATIVIDADES 2º ANO
Esse é o roteiro de atividades da primeira quinzena de 27 de abril a 11 de maio do 2º ano:
ROTEIRO DE
ATIVIDADES
DISCIPLINA
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Filosofia
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PROFESSOR (A)
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Juliana J.T. Nóbrega
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DATA
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Primeira quinzena (27 de abril a
11 de maio)
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SALA
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2º ano
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RECADO PROFESSOR
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Olá, como está?
Espero que esteja tudo bem!
Para as semanas
de março e início de abril foram solicitadas duas atividades: o trabalho
bimestral e um questionário do livro. Caso ainda não tenham entregado, devem
encaminhar para o e-mail : julianajanaina@prof.educacao.sp.gov.br o quanto antes.
Trabalho
1º bimestre
Leitura
texto “O existencialismo é um humanismo”, de Jean Paul Sartre
(disponibilizado no grupo pelo representante)
Responder
as questões de orientação de leitura abaixo:
Questões
sobre o texto’ O Existencialismo é um humanismo / Sartre
1)
Quais as escolas existencialistas, segundo Sartre, e o que tem em comum?
2)
Como Sartre explica a natureza humana a partir das concepções filosóficas do
Séc. XVIII?
3)
Explique a frase: “o homem é o que ele próprio se faz”.
4)
O que é o projeto de homem para Sartre?
5)
Explique nas palavras do Sartre o que ele entende por escolha?
6)
Explique o que é a angústia para Sartre.
7)
Por que para Sartre a angústia implica responsabilidade?
8)
Explique o que Sartre quer dizer quando afirma que o Homem é liberdade?
9)
Por que para Sartre não existe natureza humana?
10)
O que é a má-fé para Sartre?
11)
O homem é o que ele faz e não é mais que sua vida? Explique com as palavras
do Sartre.
12)
O que Sartre entende por condição humana?
13)
Por que para Sartre o existencialismo não é um ateísmo?
14)
Por que para Sartre o problema não se encontra em Deus?
15)
Com suas próprias palavras explique o que entendeu sobre o existencialismo.
Atividade
avaliativa: A ética - Leitura livro
filosofia: capítulo 28 do livro (p. 320-333)/ responder questões da página
333.
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Tema
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Objetivos
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Competências/habilidades
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Carga horária
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Tecnologia e
Inovação
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Refletir sobre
questões que envolvem a temática trabalhada na webaula do CMSP, no caso,
Tecnologias e Inovação
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Compreender
conceitos discutidos
Relacionar a
tecnologia com o desenvolvimento histórico e com a Filosofia
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2 aulas
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Revisão –
pesquisa
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Retomar
conceitos e informações básicas para o estudo
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Pesquisar e
relacionar conceitos e informações.
Compreender os
princípios e finalidades do estudo da Filosofia.
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2 aulas
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DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
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SUGESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
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Aulas
1 e 2
Após
assistir a aula de Tecnologia e Inovação, o aluno (a) deverá elaborar um
pequeno texto que conste as seguintes reflexões:
I.
O que é tecnologia?
II.
As diferenças entre tecnologia e inovação
III.
A tecnologia na história da humanidade
IV.
Como a Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento ou utilização das
tecnologias?
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Vídeos
complementares:
Filosofia
e Tecnologia (vídeo aula)
A
história das coisas
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Aulas
3 e 4:
Revisão
de questões abaixo sobre a filosofia. O aluno (a) deverá pesquisar em
diferentes fontes acessíveis (internet, livros, revistas, caderno) as
questões abaixo para uma primeira revisão da disciplina e responder:
O
que significa a palavra filosofia?
Quem
foi o primeiro filósofo grego?
O
que os primeiros filósofos (os pré-socráticos) tinham em comum?
Quais
os principais períodos da história da Filosofia?
O
que é racionalismo? Empirismo? E criticismo?
Como
Descartes chega na afirmação “penso, logo existo”?
O
que é ética?
O
que é moral?
Cite
ao menos 3 teorias éticas filosóficas.
O
que é autonomia? E heteronomia?
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Videoaula
Filosofia
- Consciência moral e liberdade a partir dos valores
Youtube
Alunos
criam Domingão do Platão para discutir filosofia em canal do YouTube (No
interior de Minas Gerais, TV Filosofia tornou os conteúdos da disciplina mais
próximos da realidade dos jovens)
ler
matéria completa ( https://porvir.org/alunos-criam-domingao-do-platao-para-discutir-filosofia-em-canal-do-youtube/)
Para
viajar e conhecer diferentes discussões da Filosofia:
Netflix
Série
Merlí
Merlí é uma série de
televisão produzida pela TV3 sobre um professor de filosofia que, usando
alguns métodos pouco ortodoxos, incentiva seus alunos a pensarem livremente -
dividindo as opiniões de alunos, professores e famílias. Wikipédia
Filme:
Admirável
mundo novo
Na
natureza selvagem
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Dicas plataformas/canais/sites de estudos de diversas áreas... com
videoaulas de diferentes as disciplinas
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