Roteiro de 29 de junho a 03 de julho - 1° ano
Roteiro de estudos Atividades
Escolares à distância do 2º Bimestre de 2020 |
||
Prof ( a) Juliana Janaína Tavares Nóbrega |
Disciplina: Filosofia |
Série/classes: 1F |
Período: 29/06/2020 a 03 de julho Entrega até:
06/07/2020 |
Tempo de duração
das atividades propostas: 1 aula |
|
Habilidades: 1
Refletir sobre a importância do conceito de alteridade para análise de
diferentes culturas 2
Relacionar a condição estética existencial dos seres humanos através
do contato com uma obra literária infanto juvenil que tem como tema a
história da filosofia |
||
Proposta de atividades: GAARDER, Jostein, O mundo de Sofia , 19ª ed,
Cia das Letras, São Paulo, 1995. ISBN 85-7164-475-6. E-book disponível em: https://elivros.online/livro/baixar-livro-o-mundo-de-sofia-jostein-gaarder-em-epub-pdf-mobi-ou-ler-online
(É
só clicar) Disponível arquivo
completo no classrrom também. 1. Primeira semana (08 a 12 de junho) 1. Leitura e resumo (10 linhas ou 500
caracteres) do capítulo 3 – Os
mitos, do livro “O mundo de Sofia”. 2. Responder as questões: 1) Quem é você? e
2) De onde vem o mundo? 2. Segunda semana (15 a 19 de junho) Responda as seguintes perguntas: 1) No Capítulo 3 “Os mitos –
um equilíbrio precário entre as forças do bem e do mal” do livro O mundo de
Sofia, Jostein Garder escreveu: “A resposta mitológica a
questão de saber por que chovia era, portanto, a de que Tor agitava seu
martelo. E quando caía a chuva, as sementes germinavam e as plantas cresciam
nos campos.” p. 26 Considerando seu
conhecimento sobre o deus Tor e as explicações do livro, escreva por qual
razão o povo nórdico explicava este fenômeno da natureza, a chuva, através
deste mito? 2) As perguntas feitas por
carta, anonimamente, a Sofia, “Quem é você?” e “De onde vem o mundo?” bem como as questões clássicas da filosofia
“Quem somos?” ,“De onde viemos?”, “Para onde vamos?” são consideradas
questões filosóficas por qual motivo? 3) Um livro de romance como o
“O mundo de Sofia” se difere de nosso livro didático “Iniciação a Filosofia”
pela forma como nos ensina. Um, através de um ambiente ficcional, nos
apresenta uma série de conhecimentos concatenados através de um enredo. O
outro, nos direciona através de uma linguagem direta e explicativa. Discorra
sobre estas diferenças. 4) É possível fazer uma
analogia entre opinião e fato e as linguagens destes dois livros? Justifique. 3. Terceira semana (22 a 26 de junho) Continuando a discussão relacionadas aos
capítulos do livro “O mundo de Sofia”, nessa semana devem: 1. Assistir a videoaula sobre mito, religião e filosofia, disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=oxWvElMamRc&feature=youtu.be 2. Com base no que foi lido no texto e o conteúdo da videoaula,
responda as questões abaixo, com suas palavras (não é cópia da internet): a) Qual é a diferença entre mitologia e filosofia? b) Qual é a diferença entre mitologia e religião? |
||
Explicação sobre
as atividades: Essa semana vamos retomar o que já fizemos
desde o início do bimestre, são 3 atividades até agora. Assim, quem ainda não
entregou alguma delas, poderá entregar, e, quem eu corrigi e não foi muito
bem (cópias ou respostas erradas), poderá reenviar, caso queira melhorar a
nota. Você poderá enviar as tarefas por e-mail ou
classroom, não esqueça de colocar como nome do arquivo seu nome e sala
NOME_sala_Filosofia Nesta sexta (02/07) teremos aula de Filosofia
no centro de mídias as 16:15. Caso já tenha realizado as atividades
anteriores e queira enviar algo para melhorar a nota, envie as perguntas e
respostas das questões que serão feitas pelo professor(a) na aula. Aproveite a oportunidade (leia as observações
abaixo) |
||
Como será a entrega das atividades: ( X )
E-mail institucional: julianajanaina@prof.educacao.sp.gov.br ( ) WhatsApp ( ) Classroom ( ) Outros meios..... |
||
Observações: Olá, tudo bem? Espero que sim... Essa semana vamos retomar o que já
fizemos desde o início do bimestre, são 3 atividades até agora. Assim, quem
ainda não entregou alguma delas, poderá entregar, e, quem eu corrigi e não
foi muito bem (cópias ou respostas erradas), poderá reenviar, caso queira
melhorar a nota. Lembre-se: -Evite copiar respostas prontas de
sites da internet (a não ser quando for pesquisa e, neste caso, deve colocar
no final a fonte de pesquisa – site completo) -Evite copiar de outras pessoas da
sala -Cópias não desenvolvem nenhuma
habilidade no Ensino Médio -Em casos de cópias indevidas estou
diminuindo a nota e solicitando para reenviar novamente, assim, o trabalho é
em dobro. Espero que se empenhe usando as
ferramentas disponíveis para tirar dúvidas e realizar as propostas, por mais
simples ou complexas que possam parecer. No retorno serão dadas novas
oportunidades, mas se você tem acesso a já realizar agora, não deixe
acumular, pois será também difícil esse processo de retorno. Acima de tudo, cuide de sua saúde e
de seus familiares, respeite o isolamento social, só saindo se necessário e
sempre com proteção! Fique bem, fique em casa se
possível. Profª Juliana Janaína. |
Comentários
Postar um comentário